Avaliação da Linguagem

Desenvolvimento da Linguagem

Desenvolvimento da Linguagem Oral depende de vários fatores como:

  • Desenvolvimento neurológico
  • Boa audição
  • Estruturas fono-articulatórias íntegras
  • Desenvolvimento emocional

No entanto, essas condições sozinhas não são suficientes. É também fundamental que o ambiente seja estimulador, ou seja, que a criança ou pessoa seja inserida diariamente em contextos comunicativos. Isso porque a linguagem não é função exclusiva de qualquer das variáveis referidas, e sim o produto da interação adequada das mesmas.

Linguagem começa a se desenvolver antes do nascimento do bebê, pois no ventre materno o bebê ouve a voz da mãe. Após o nascimento o bebê se comunica através do choro, sorriso, olhar e gestos. Em seguida vem o balbucio, ou a repetição incansável de sons, vocalização aparentemente ocasional. Com aproximadamente um ano de idade, as primeiras palavras começam a aparecer, o vocabulário cresce de forma rápida, principalmente na segunda metade do segundo ano de vida. A partir dos dois ocorre um intenso Desenvolvimento da Linguagem Oral, a criança é capaz de construir sentenças novas com preposições e plurais. Aparecem as interrogações e negativas. Por volta dos 4 anos a criança é capaz de reproduzir pequenas seqüências de fatos e histórias. Até os 5 anos de idade a criança deverá ser capaz de produzir todos os sons da língua portuguesa de maneira adequada.

Os adultos podem colaborar para o Desenvolvimento da Linguagem da criança não infantilizando a sua própria fala ao conversar com a criança, falando corretamente as palavras para a criança ter um modelo correto, permitindo e incentivando a brincadeira infantil.

Importância da Linguagem para Comunicação

Comunicação realizada por meio da Linguagem promove a interação entre os indivíduos. A Linguagem é um processo mental consciente que utilizamos para expressar os nossos pensamentos durante nossos relacionamentos inter-pessoais na sociedade em que vivemos. Além de ser um meio de comunicação, a linguagem é um dos principais instrumentos de desenvolvimento dos processos cognitivos do ser humano.

Atraso de linguagem: O atraso de linguagem caracteriza-se pela ausência ou retardo no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso normalmente ocorre. Dentre as características do atraso de linguagem, podemos destacar: Não inicia o diálogo; vocabulário deficiente para a idade; dificuldade para estruturar sentenças;  dificuldade para organizar o pensamento; dificuldade de compreensão; dificuldade para relatar fatos ou acontecimentos vivenciados; quando se expressa utiliza somente frases curtas; comunicam-se através de gestos; quando desejam algo apontam para o objeto ao invés de pedir e podem apresentar também trocas de sons na fala. É importante não deixar de considerar o fato de que há uma considerável variação individual nos padrões do crescimento do vocabulário inicial de cada criança, nem todas as crianças apresentam as mesmas respostas, em termos de aquisição de linguagem.

Troca de sons na fala: quando a criança está adquirindo e aprendendo a utilizar os sons da fala é comum ocorrerem algumas trocas fonêmicas, por exemplo: falar “banco” ao invés de “branco”; “tapo” ao invés de “sapo” entre outros. Mas atenção, isto é normal apenas em crianças que ainda estão adquirindo os sons da fala, ou seja, há idades esperadas para a criança superar estas dificuldades com os sons da fala. É importante que a criança na fase de alfabetização esteja falando todos os sons da fala corretamente para não prejudicar a sua alfabetização e o seu convívio social com as outras crianças. As trocas nos sons da fala podem ocorrer devido alterações fonéticas e/ou fonológicas. Falhas na aquisição e no desenvolvimento fonético/fonológico, como problemas na produção dos sons da fala ou discriminação dos mesmos, podem refletir na leitura e/ou na escrita. A criança pode demorar a adquirir a autonomia dos processos de leitura e escrita ou podem culminar com problemas maiores.

Alteração fonética: É uma alteração miofuncional oral, ou seja, um comprometimento motor que possui uma causa orgânica, como por exemplo a presença de freio lingual curto, mais conhecido como “língua presa” ou a má oclusão dentária.

Alteração fonológica: Se caracteriza por trocas na fala inesperadas para sua idade e tipo de estímulo recebido durante o seu desenvolvimento. Então podem levar a criança, por exemplo, a trocar, omitir ou transpor fonemas ou grafemas. Dentre as trocas e dificuldades, podemos citar:

V por F: afião ao invés de avião;

S por CH: como chopa ao invés de sopa (ou o contrário, save ao invés de chave);

R por L: caleca ao invés de careca;

Z por S: sebra por zebra;

Taquifemia: as principais características são: a velocidade de fala rápida que compromete o entendimento da mensagem, hesitações e disfluências, e uma irregularidade, momentos de melhora e piora no discurso.

Taquilalia: é caracterizada pela velocidade de fala alta que compromete o entendimento da mesma, porém não encontramos momentos de disfluências.

Dislalia: é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Ao emitir os sons o portador da dislalia pode omitir fonemas ou mesmo sílabas. O dislálico pode desenvolver uma linguagem normal ou com leves retardos. Essa dificuldade de articulação se dá devido a irregularidades de ordem orgânica ou funcionais. As perturbações orgânicas são oriundas da má formação ou alteração de inervações da língua, abóbada, palatina e os de mais órgãos fonadores. As perturbações de ordem funcionais podem ser oriundas de imitação ou alterações emocionais, ou fatores hereditários.

Afasia: A afasia é a perda da capacidade e das habilidades de linguagem falada e escrita. É uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos. ‘Na maioria das vezes a afasia é conseqüência de um acidente vascular cerebral cuja localização geralmente se dá junto à artéria cerebral média esquerda ou nos ramos junto à região do cérebro responsável pela linguagem. Porém, pode ser causado também por infecções e manifestações degenerativas locais comprometendo a área especificada. Dentre os tipos de afasia existentes, encontram-se:

Afasia de Broca: neste caso o paciente preserva a compreensão, mas tem dificuldade para falar, porque lhe faltam as palavras. É também conhecida como afasia não fluente, de expressão ou motora. Alguns escolhem jargões, uma palavra ou um nome qualquer para situações distintas e acreditam estar comunicando o que querem dizer.

Afasia de Wernecke: caracteriza-se por dificuldade na compreensão da linguagem. É também conhecida como afasia fluente, de recepção ou sensorial. Embora a pessoa acredite estar falando correto e mantendo a entonação adequada, sua fala não faz sentido para o ouvinte. Normalmente, o paciente apresenta dificuldade de compreensão e de expressão, mas consegue articular as palavras e irrita-se quando não é compreendido.

Afasia global: é quando ocorre a perda total da capacidade de fala, compreensão, leitura e escrita.

Imprecisão articulatória e fala ininteligível.

Avaliação da Linguagem

Avaliação da Linguagem permite que seja feito um diagnóstico mais preciso e um correto planejamento terapêutico. O tempo de tratamento varia de um indivíduo para outro e também de outros fatores como: aceitação e motivação do paciente, ambiente familiar, causa do problema, etc.

Tratamento da Linguagem

Tratamento da Linguagem se inicia após a entrevista inicial e a avaliação do paciente. No caso de criança, a entrevista será com os pais e/ou familiares e o contato com o professor e com outros profissionais que estejam atendendo fará parte da avaliação.

Nossos Atendimentos

Realizamos diversos tipos de exames e tratamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a Clínica

A Clínica Apaz é um Consultório de Fonoaudiologia, que desde 2010 realiza a Avaliação e Reabilitação da Fala, Voz, Audição, Aprendizagem e Equilíbrio, melhorando a comunicação e qualidade de vida dos pacientes.

Somos uma equipe composta por diversos profissionais capacitados com especialização, mestrado e doutorado para atender com excelência e responsabilidade os exames e tratamentos da clínica.

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Anos de Experiência

Equipe Clínica

Nossa Equipe Clínica é habilitada para Avaliações, Reabilitações e Tratamentos para Comunicação de Linguagem, Escrita, Voz e Audição.

Dra. Andrea Paz

Dra. Andrea Paz

Fonoaudióloga

Perguntas Frequentes

Podemos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas comuns de nossos visitantes e pacientes.

Confira ao lado algumas perguntas e respostas que separamos para você.

 

 

A Fonoterapia ou Terapia Fonoaudiológica é uma sessão terapêutica, onde são tratadas as alterações que interferem na comunicação, que foram detectadas na avaliação. São realizados exercícios específicos para estimulação da fala, linguagem, audição, voz e motricidade oral. Também são tratados problemas de aprendizagem, distúrbio de processamento auditivo central, tontura (através da Reabilitação Vestibular) entre outros. Dependendo da idade do paciente são utilizados materiais lúdicos (jogos e brinquedos) para estimulação indireta ou os exercícios são realizados diretamente, caracterizando terapia diretiva. As sessões duram de 40 à 60 minutos e podem ser realizadas mais de uma vez por semana.
Cada criança tem seu tempo e desenvolvimento próprio. E isso vale para o início do desenvolvimento da fala. Entretanto existe um tempo esperado para tudo. O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, por problemas auditivos, neurológicos, genéticos, etc. Pode ocorrer também, da criança não apresentar nenhum problema orgânico que justifique esse atraso e aí devemos pensar nos aspectos ambientais e nos estímulos que são oferecidos à criança. O ideal é levá-lo a um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e, caso necessário, que seja iniciada a intervenção fonoaudiológica antes do processo de alfabetização, para que as trocas não interfiram na escrita.
O processamento auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico (ASHA, 1995). É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
A reabilitação vestibular é um recurso terapêutico aplicado como tratamento em pacientes com distúrbios do equilíbrio corporal, sendo a proposta de atuação baseada nos mecanismos relacionados à plasticidade neuronal do Sistema Nervoso Central. É um programa de tratamento realizado por exercícios, associado a um conjunto de medidas relacionadas à mudança de hábitos e esclarecimentos sobre os sintomas associados à alteração do equilíbrio, com o propósito de trabalhar o paciente vertiginoso aliviando os sintomas e aumentando seu limiar de sensibilidade para a vertigem. As propostas de Reabilitação Vestibular podem ser aplicadas para qualquer faixa etária, inclusive para crianças portadoras de quadros labirínticos, havendo necessidade de adequar os exercícios à faixa etária.
A maioria das perdas auditivas ocorre de forma tão lenta que você pode não perceber até que se torne um grande problema. Provavelmente as pessoas a sua volta perceberão primeiro. As pessoas com perda auditiva geralmente: Pedem para as pessoas repetirem; Aumentam o volume da TV; Tem dificuldade para entender o que as pessoas estão falando, principalmente quando há ruídos no ambiente; Tem dificuldade de identificar de qual direção o som está vindo e tem dificuldade de acompanhar uma conversa em grupo. Se você se identificou com algumas dessas características, você pode ter perda auditiva.

Alguns Depoimentos

Fizemos o exame PAC pelo convênio a pedido da escola, porém, não sentimos confiança no atendimento e resultados. Com a Clínica Apaz, além da diferença de tempo para realizar o exame, o atendimento e resultados nos passaram uma grande confiança pra seguir o tratamento. Obrigado e Parabéns!

Clínica Apaz
Cristiane Paulino Mãe da Mariana Paulino

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