Processamento Auditivo Central

Processamento Auditivo Central

Processamento Auditivo (PA) é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido, ou seja, o Processamento Auditivo é aquilo que fazemos com o que ouvimos.

Segundo a ASHA (1995) Processamento Auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico.

Transtorno do Processamento Auditivo Central

A alteração do Processamento Auditivo Central refere-se a um transtorno auditivo em que há impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar os sons. A queixa mais característica desse transtorno, entretanto, é a dificuldade de ouvir em ambientes acústicos desfavoráveis (ruidosos, com vários interlocutores ou com distorção da mensagem falada), mesmo em indivíduos com exame de audiometria normal.

Um transtorno no Processamento Auditivo Central só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central.

As características mais comuns dos indivíduos com o transtorno são:

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldade de comunicação oral e/ou escrita;
  • Dificuldade em compreender o que lê;
  • Dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos;
  • Indivíduos agitados ou hiperativos;
  • Comportamento impulsivo;
  • Dificuldade de organização e sequenciação de estímulos verbais e não-verbais;
  • Respostas inconsistentes aos estímulos auditivos recebidos;
  • Tempo e atenção reduzido;
  • Ansiedade e estresse quando escuta;
  • Facilmente distraído;
  • Dificuldade em seguir direção;
  • Dificuldade para lembrar informações auditivas;
  • Se atrapalham ao contar uma história ou dar um recado.

Avaliação do Processamento Auditivo Central

Depois da Avaliação do Processamento Auditivo Central, caso seja diagnosticado o transtorno, será necessário iniciar o Treinamento Auditivo.

Esse treinamento é diferenciado de acordo com cada caso, envolvendo as habilidades auditivas de localização, memória, atenção seletiva, fala e linguagem, desenvolvendo estratégias de estimulação, baseando-se nas necessidades individuais de cada paciente dependendo da natureza, das manifestações funcionais e do grau do problema.

Além do Fonoaudiólogo, em alguns casos, a reabilitação deve ser planejada e realizada por diversos profissionais, tais como neurologista, psicopedagogo e psicólogo.

Nossos Atendimentos

Realizamos diversos tipos de exames e tratamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a Clínica

A Clínica Apaz é um Consultório de Fonoaudiologia, que desde 2010 realiza a Avaliação e Reabilitação da Fala, Voz, Audição, Aprendizagem e Equilíbrio, melhorando a comunicação e qualidade de vida dos pacientes.

Somos uma equipe composta por diversos profissionais capacitados com especialização, mestrado e doutorado para atender com excelência e responsabilidade os exames e tratamentos da clínica.

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Clientes Avaliados

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Tratamentos Concluídos

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Anos de Experiência

Equipe Clínica

Nossa Equipe Clínica é habilitada para Avaliações, Reabilitações e Tratamentos para Comunicação de Linguagem, Escrita, Voz e Audição.

Dra. Andrea Paz

Dra. Andrea Paz

Fonoaudióloga

Perguntas Frequentes

Podemos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas comuns de nossos visitantes e pacientes.

Confira ao lado algumas perguntas e respostas que separamos para você.

 

 

A Fonoterapia ou Terapia Fonoaudiológica é uma sessão terapêutica, onde são tratadas as alterações que interferem na comunicação, que foram detectadas na avaliação. São realizados exercícios específicos para estimulação da fala, linguagem, audição, voz e motricidade oral. Também são tratados problemas de aprendizagem, distúrbio de processamento auditivo central, tontura (através da Reabilitação Vestibular) entre outros. Dependendo da idade do paciente são utilizados materiais lúdicos (jogos e brinquedos) para estimulação indireta ou os exercícios são realizados diretamente, caracterizando terapia diretiva. As sessões duram de 40 à 60 minutos e podem ser realizadas mais de uma vez por semana.
Cada criança tem seu tempo e desenvolvimento próprio. E isso vale para o início do desenvolvimento da fala. Entretanto existe um tempo esperado para tudo. O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, por problemas auditivos, neurológicos, genéticos, etc. Pode ocorrer também, da criança não apresentar nenhum problema orgânico que justifique esse atraso e aí devemos pensar nos aspectos ambientais e nos estímulos que são oferecidos à criança. O ideal é levá-lo a um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e, caso necessário, que seja iniciada a intervenção fonoaudiológica antes do processo de alfabetização, para que as trocas não interfiram na escrita.
O processamento auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico (ASHA, 1995). É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
A reabilitação vestibular é um recurso terapêutico aplicado como tratamento em pacientes com distúrbios do equilíbrio corporal, sendo a proposta de atuação baseada nos mecanismos relacionados à plasticidade neuronal do Sistema Nervoso Central. É um programa de tratamento realizado por exercícios, associado a um conjunto de medidas relacionadas à mudança de hábitos e esclarecimentos sobre os sintomas associados à alteração do equilíbrio, com o propósito de trabalhar o paciente vertiginoso aliviando os sintomas e aumentando seu limiar de sensibilidade para a vertigem. As propostas de Reabilitação Vestibular podem ser aplicadas para qualquer faixa etária, inclusive para crianças portadoras de quadros labirínticos, havendo necessidade de adequar os exercícios à faixa etária.
A maioria das perdas auditivas ocorre de forma tão lenta que você pode não perceber até que se torne um grande problema. Provavelmente as pessoas a sua volta perceberão primeiro. As pessoas com perda auditiva geralmente: Pedem para as pessoas repetirem; Aumentam o volume da TV; Tem dificuldade para entender o que as pessoas estão falando, principalmente quando há ruídos no ambiente; Tem dificuldade de identificar de qual direção o som está vindo e tem dificuldade de acompanhar uma conversa em grupo. Se você se identificou com algumas dessas características, você pode ter perda auditiva.

Alguns Depoimentos

Fizemos o exame PAC pelo convênio a pedido da escola, porém, não sentimos confiança no atendimento e resultados. Com a Clínica Apaz, além da diferença de tempo para realizar o exame, o atendimento e resultados nos passaram uma grande confiança pra seguir o tratamento. Obrigado e Parabéns!

Clínica Apaz
Cristiane Paulino Mãe da Mariana Paulino

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