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Para que serve um Aparelho Auditivo

Para que serve um Aparelho Auditivo

O objetivo principal dos aparelhos é a amplificação sonora, da forma mais adequada e satisfatória, afim de restaurar a compreensão de fala, pois em função de sua perda, recebem essa informação de forma distorcida.

Porém, além dos sons da fala, também é de extrema importância ouvir de forma adequada os sons ambientais, tais como os sons dos animais, dos eletrônicos, os ruídos do dia-a-dia e os sons de alerta, como um pedido de socorro.

Além disso, auxiliam numa comunicação mais eficiente, trazendo impactos na vida social, acadêmica e profissional.

Consulte um profissional especialista e busque ajuda!
A comunicação é fundamental para a qualidade de vida.

Equipe Apaz Audiologia e Fonoaudiologia

Perguntas Frequentes

Podemos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas comuns de nossos visitantes e pacientes.

Confira ao lado algumas perguntas e respostas que separamos para você.

 

 

A Fonoterapia ou Terapia Fonoaudiológica é uma sessão terapêutica, onde são tratadas as alterações que interferem na comunicação, que foram detectadas na avaliação. São realizados exercícios específicos para estimulação da fala, linguagem, audição, voz e motricidade oral. Também são tratados problemas de aprendizagem, distúrbio de processamento auditivo central, tontura (através da Reabilitação Vestibular) entre outros. Dependendo da idade do paciente são utilizados materiais lúdicos (jogos e brinquedos) para estimulação indireta ou os exercícios são realizados diretamente, caracterizando terapia diretiva. As sessões duram de 40 à 60 minutos e podem ser realizadas mais de uma vez por semana.
Cada criança tem seu tempo e desenvolvimento próprio. E isso vale para o início do desenvolvimento da fala. Entretanto existe um tempo esperado para tudo. O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, por problemas auditivos, neurológicos, genéticos, etc. Pode ocorrer também, da criança não apresentar nenhum problema orgânico que justifique esse atraso e aí devemos pensar nos aspectos ambientais e nos estímulos que são oferecidos à criança. O ideal é levá-lo a um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e, caso necessário, que seja iniciada a intervenção fonoaudiológica antes do processo de alfabetização, para que as trocas não interfiram na escrita.
O processamento auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico (ASHA, 1995). É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
A reabilitação vestibular é um recurso terapêutico aplicado como tratamento em pacientes com distúrbios do equilíbrio corporal, sendo a proposta de atuação baseada nos mecanismos relacionados à plasticidade neuronal do Sistema Nervoso Central. É um programa de tratamento realizado por exercícios, associado a um conjunto de medidas relacionadas à mudança de hábitos e esclarecimentos sobre os sintomas associados à alteração do equilíbrio, com o propósito de trabalhar o paciente vertiginoso aliviando os sintomas e aumentando seu limiar de sensibilidade para a vertigem. As propostas de Reabilitação Vestibular podem ser aplicadas para qualquer faixa etária, inclusive para crianças portadoras de quadros labirínticos, havendo necessidade de adequar os exercícios à faixa etária.
A maioria das perdas auditivas ocorre de forma tão lenta que você pode não perceber até que se torne um grande problema. Provavelmente as pessoas a sua volta perceberão primeiro. As pessoas com perda auditiva geralmente: Pedem para as pessoas repetirem; Aumentam o volume da TV; Tem dificuldade para entender o que as pessoas estão falando, principalmente quando há ruídos no ambiente; Tem dificuldade de identificar de qual direção o som está vindo e tem dificuldade de acompanhar uma conversa em grupo. Se você se identificou com algumas dessas características, você pode ter perda auditiva.

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